quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

ROTA DAS SOMBRAS - GERÊS - XURES ""NOVIDADES""

No dia 08.12.2011 fomos dar uma voltinha para os lados do Gerês Português e Espanhol. A volta chama-se a Rota das Sombras e começou em Lobios - Espanha, com cerca de 40 km, 1200 m de acumulado e dificuldade média/alta. A volta resume-se a duas subidas e duas descidas, simples não é? Não se deixem enganar!!!

Tudo começou por volta das 10H em Lobios junto aos tanques de água quente e logo com uma subida. Inicialmente subimos por uma calçada romana muito bonita. No fim da calçada atravessamos a estrada e agora sim, subida a doer e a sério. E sobe, e sobe, e sobe, e sobe, e quando se espera que após aquela curva a subida acabe, e volta a subir, e sobe mais uma vez, dizia um empenado “Nunca estive tanto tempo a olhar para o céu”. Finalmente o fim da subida com cerca de 12 Km. Entretanto fizemos uma curta paragem para documentar as paisagens e relaxar um pouquito. Começamos a descida em direcção à Portela do Homem, com cerca de 6 Km para almoçarmos. Uma ementa nada de especial, panados, fruta, ovo e hambúrguer… ainda por cima o hambúrguer sem “ketchupas”.

Terminado o almoço “espectacular”, descemos mais um pouco por estrada e voltamos a entrar no monte e mais uma vez como não podia deixar de ser, mais uma subida em direcção às antigas minas de Volfrâmio. Embora esta subida não fosse muito difícil porque não tinha grandes “empinanços” e era em estradão liso e largo, teve 12 Km. Até metia dó olhar para o empenado, coitado, todo lixado….

Finalmente a última descida em direcção a Lobios com cerca de 10 Km e toda ela em single track. Inicialmente a descida é bastante dura porque é toda em pedra solta, mas, alguns dos valentes DPL é sempre a abrir… até éguas sacaram quando encalhavam nas pedras. Esta zona empedrada é envolvida por montanhas espectaculares e com um rio de água límpida a passar no fundo, em determinadas zonas até parece que a montanha nos vai “engolir”. Mais ou menos a meio da descida o caminho fica limpo e em terra batida, altura em que todos os DP puderam curtir a descida.

Quando chegamos a Lobios foi altura do merecido descanso e relaxamento. Trocamos de roupa e fomos para o tanque de água quente relaxar um bocadinho. Terminado o relax, iniciamos o regresso mas sem antes parar mais uma vez na Portela do Homem para fazer mais um reforço composto por bifanas e minis, isto sim, reforço como deve ser… porque um “Home” tem de comer.

Concluindo, foi um dia “is-petacular” na companhia dos DPL, com um percurso muito bom envolvido em paisagens “fabulásticas” e muito “munitas” e com algumas zonas de cortar a respiração!!!!


























































Grande dia!!

1 comentário:

Armando disse...

grande dia pessoal.... brutal

Abraço