domingo, 3 de junho de 2012

EXPEDIÇÃO BTT AOS PICOS DA EUROPA - MACIÇO CENTRAL

Expedição BTT aos Picos da Europa – Maciço Central -  By DPL

Realizamos a nossa expedição ao maciço central nos Picos da Europa nos dias 1,2 e 3 de Junho de 2012. Participaram nesta aventura os seguintes elementos dos DPL: Carlos Ferreira, Pedro Santos, Joaquim Rocha, Vítor Fernandes, Jorge Santos, Márcio Ferreira, Óscar Rodrigues, Miguel Batista, Rui Moreira, José Armando, Mário Carvalho e Marco Moreira.

Os Picos de Europa são uma formação montanhosa na Cordilheira Cantábrica, no norte da Espanha, que, embora não muito extensa, é pródiga em acidentes geográficos de grande interesse.
Esta formação calcária estende-se pelas Astúrias, Cantábria e León, destacando-se pelas suas altitudes, que, em muitos casos passam os 2500 metros acima do nível do mar.
Os Picos de Europa dividem-se em três grandes maciços: O Ocidental ou Cornión, o Central ou dos Urrieles, e o Oriental ou de Ándara.

As maiores altitudes encontram-se no Maciço Central, que é o mais agreste dos três: catorze dos seus cumes superam os 2600 metros de altitude, com Torrecerredo, de 2648 metros, como teto destas montanhas. Não se pode falar deste Maciço sem mencionar o Pico Urriellu, ou Naranjo de Bulnes, indiscutível rei destas montanhas e de todas as restantes da geografia hispânica, por ser também um ex-libris do alpinismo espanhol.

No Maciço Ocidental, ou Cornión, assim designado pela forma de corno que proporciona a sua silhueta quando avistada do Ocidente, destaca-se a Penha Santa que, com os seus 2596 metros de altitude, supera em 110 o cume deste Maciço, a Torre de Santa Maria ou Torre Santa de Enol. Desta forma, este Maciço é também conhecido como Maciço das Penhas Santas.
De destacar nestas belíssimas paisagens, a forma como estas majestosas e imponentes montanhas rochosas se misturam e submergem entre inclinados campos verdejantes e o rio Cares.

Sexta-feira, dia 1 de junho: A aventura começou com saída de Reiros - Paredes às 9:30 e chegámos a POSADA DE VALDEON por volta das 19:00 locais, foram cerca de 550 Km. Pelo caminho efetuamos diversas paragens entre as quais de destacar a paragem na área de serviço de Penafiel para abrir as hostes, ou seja, encetar a “viola” que o amigo Márcio fez a gentileza de oferecer e o almoço em Bragança, onde se comeu uma verdadeira costeleta de vitela. Como a viagem foi realizada em duas autocaravanas, ficamos acomodados no parque de campismo. Uma vez tudo instalado e as “cabritas” preparadas, foi hora de começar a preparar o jantar, uma churrascada acompanhada com bifanas e regada com bom vinho e cerveja.

Sábado, dia 2 de junho: a alvorada foi às 06:30 locais. Levantamo-nos com toda a calma, tomou-se o pequeno-almoço e preparamos o reforço para o longo dia que íamos enfrentar.
Deu-se início à volta e começamos a subir, o que fez antever as dificuldades que íamos enfrentar. Não esperávamos facilidades, porque na presença de majestosas montanhas e olhando para o gráfico da altimetria, as subidas iam ser longas e as descidas infindáveis. Começamos então a subir em direção a HORCADA de VALCAVAO a 1870 metros de altura e perante fabulosas paisagens, fomos forçados a diversas paragens para aquecer as máquinas fotográficas. De destacar como ponto alto nestas paragens, o miradouro de PANDETRAVE que se situa a 1562 metros de altura. A subida continuou e foram cerca de 12 Km sempre a trepar. Depois da tempestade, vem a bonança, e, eis que surge uma longa descida em direção a FUENTE DÉ, com término na zona do teleférico.




Chegados ao teleférico, o GPS mandava em frente, ou seja, teríamos de ir no teleférico. Olhamos em frente e deparamos com uma magnífica e enorme encosta montanhosa, mas, os bravos DPL acharam que seria fácil demais ir de teleférico e decidiram levar as “meninas” a passear à volta da encosta. Começa então mais uma dura e infindável subida, com sigletracks e paisagens espetaculares. A parte final desta subida teve de ser feita a pé, uma vez que, o final da encosta é impossível fazer em cima das “meninas” (degraus em forma de escada). Chegámos então às PORTILLAS DEL BOQUEJÓN e continuamos a subir em direção a SANTA DE LA SALUT. Nesta última subida, tivemos o prazer de acompanhar uma procissão que levava a Santa até a sua “casa” para dar início ao seu retiro espiritual. Trata-se de uma Santa Ermita que, todos os anos é levada em junho para a sua capela e faz o seu retiro espiritual até outubro. Nesta data, realiza-se mais uma procissão para a ir buscar. Durante este período, a Santa Ermita fica em retiro espiritual na sua capela.




Subimos mais um pouco em direção a LA TOMBA DEL TORO. Chegados ao topo, começamos a descer mais uma longa descida, inicialmente em trilho e depois em asfalto, com uma paragem a meio para almoço.

Finalmente demos início à parte que mais desejávamos fazer, a SENDA DEL CARES em direção a CAIN, pois por imagens vistas antes, não havia dúvidas que o melhor estava guardado para o fim. Nesta zona do percurso é proibido fazer em cima da “menina” devido aos enormes perigos que existem ao longo do percurso, ou seja, em caso de azar, se a queda for para o lado errado, já era!!!  Ao longo deste percurso, existe a RUTA DEL CARES que é caraterizada pelo caminho estreito escavado nas magníficas encostas rochosas e com pano de fundo o rio CARES.




Iniciamos uma subida a pé com cerca de 3 Km, e eis que surge a pior notícia que queríamos ouvir, originando uma grande desilusão …… não podemos continuar o passeio em direção a CAIN e nem fazer a RUTA DEL CARES, porque uma encosta a 7 Km à frente desmoronou na altura da Páscoa e ainda não foi reparada. A única solução para regressar a POSADA DE VALDEON era voltar para traz.
Sem outra hipótese, regressamos ao ponto de início desta subida para analisar as alternativas. Ou fazíamos todo o percurso já com 52 Km no sentido inverso, ou regressava-mos por estrada por CANGAS DE ÓNIS. Analisadas as alternativas e o avançar da hora, optamos pelo regresso por estrada, mesmo sabendo que teríamos de enfrentar 90 Km muito duros e sempre a subir. Arrancamos em direção a CANGAS DE ÓNIS, mas, já com cerca de 30 Km feitos, alugamos dois táxis carrinha de 9 lugares e fizemos o restante percurso neles. Esta solução acabou por ser a única solução possível para regressar, senão, jamais chegaríamos a casa a tempo de ir trabalhar na segunda-feira. Para terem uma ideia de quanto estávamos distantes do início do percurso, a viagem em táxi com cerca de 60 Km, durou 2 horas e foi sempre a abrir que, até os bravos DPL vinham todos “borrados”.
Regressados ao parque de campismo, foi hora do banho quentinho, arrumar todo o material e dar início ao regresso a casa. Arrancamos em direção a Bragança, local onde jantamos uma valente francesinha, bebemos uns copos num bar com música ao vivo e pernoitamos.
Domingo, dia 3 de junho: a alvorada foi às 8 horas e o dia começou com uma breve visita guiada pelo amigo Óscar ao castelo de Bragança. A seguir tomou-se o pequeno-almoço e arrancamos para o regresso a casa. Pelo caminho, mais uma paragem na área de serviço de Mirandela para fazer o remate final à “viola” do Márcio.

Concluindo, foi um fim-de-semana fantástico, regado com boa disposição e alegria, pena foi, não ser possível realizar o percurso da RUTA DEL CARES. Foi a desilusão máxima, no entanto, fica a promessa que lá voltaremos……
Os trilhos fenomenais, caracterizados por longas subidas, mas, no final de cada subida, vinham as infindáveis descidas.
Expedição memorável que ficará para sempre nas nossas memória.
Mas voltaremos lá……



FOTOS


























































































































































































































































































































































































































































































VÍDEOS





5 comentários:

Anónimo disse...

Malta foi brutal o fim de semana
abraço....

Carlos Ferreira

Pedro Sabtos disse...

Caros Amigos!

Apesar dos contratempos foi simplesmente memorável!

De facto como alguém já o disse "esqueçam tudo aquilo que viram até hoje". Toda aquela beleza natural encanta e vicia!


“Nunca o homem inventará nada mais simples nem mais belo do que uma manifestação da natureza. Dada a causa, a natureza produz o efeito no modo mais breve em que pode ser produzido" Leonardo da Vinci

Certamente uma expriência a repetir!


Um abraço,

Pedro Santos

Anónimo disse...

We prepare for all kinds of dear quality s that happen in a discrepancy of styles, colors and sizes at wholesale price.All [url=http://www.g-marrybridal.com/cheap-prom-dresses/]prom dress[/url]
[url=http://www.g-marrybridal.com/mother-of-the-bride-dresses/]Mother of the Bride Gown[/url]
[url=http://www.g-marrybridal.com/wedding-dresses/]wedding dresses 2013[/url]
are cheaply with clothes-horse styles allying apparels including artist coalescence adorn, strand wedding dresses, marriage gowns, bridesmaids dresses, prom outfits, flower girl dresses & shelter dresses.Even we can accommodate the services of open vastness customization and loose coupled with measure Blow the whistle on buy affordable astounding compound dresses minute!lift hot shopping, array perfectly for the whacking big nuptials with the facilitate of G-marry bridal.


http://www.g-marrybridal.com/

Anónimo disse...

I am sure you will love [URL=http://e--store.com/]coach online store[/URL] with low price tqVRSRoe [URL=http://e--store.com/ ] http://e--store.com/ [/URL]

Anónimo disse...

look at MVchxbTR [URL=http://www.louis--vuitton--online--shop.org/]louis vuitton clothing online[/URL] for promotion code PBXeXVNf [URL=http://www.louis--vuitton--online--shop.org/ ] http://www.louis--vuitton--online--shop.org/ [/URL]